Você está em:

Mestrado Profissional

MESTRADO PROFISSIONAL EM JUSTIÇA E SAÚDE PARA A ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (EMERJ)

O Curso é oferecido como resultado do convênio estabelecido entre a EMERJ e a ENSP.


COORDENAÇÃO

Maria Helena Barros de Oliveira (DIHS/ENSP/FIOCRUZ)
Maria Aglaé Tedesco Vilardo (EMERJ)
Marcos Besserman Vianna (DIHS/ENSP/FIOCRUZ)
Regina Maria Erhtal (DIHS/ENSP/FIOCRUZ)
E-mail de contato: posgradmp@ensp.fiocruz.br

 

OBJETIVOS DO CURSO 

      Formar profissionais no nível de Mestrado na modalidade Profissional, qualificados na área dos Direitos Humanos e Saúde, com competências multidisciplinares e capacidade de análise crítica. Os alunos assim formados devem ter condições de enfrentar problemas complexos com criatividade e precisão, contribuindo para o fortalecimento das ações dos magistrados e demais profissionais nas questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde.

 

 CLIENTELA (PÚBLICO-ALVO)

      O curso é dirigido a profissionais magistrados da ativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 3 Número de vagas Mínimo de 10 e máximo de 20 vagas.

 

 REGIME E DURAÇÃO

      O Mestrado Profissional em Justiça e Saúde para a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), de caráter presencial, será desenvolvido em regime de dedicação em tempo parcial, já que a clientela será composta de profissionais que não poderão ter o Curso como atividade exclusiva.

      A carga horária total do Curso está estimada em 1.590 horas, assim distribuídas: 1.230 horas em disciplinas acadêmicas e 360 horas em atividades dedicadas à elaboração e redação das dissertações.

      O curso corresponderá a um total de 41 créditos acadêmicos e 12 créditos relativos à elaboração de dissertação. As atividades presenciais, de caráter eminentemente teóricoconceitual, serão desenvolvidas ao longo de 24 Módulos Disciplinares. Cada disciplina será ministrada, de acordo com a carga horária correspondente, no horário das 8h às 13h e das 14h às 19h, todas as sextas-feiras do mês, mais 02 (duas) segundas-feiras por mês, no horário das 8h às 13h. As atividades teóricas serão intercaladas por períodos de atividades práticas consistindo em coleta de dados, exercícios e leituras orientadas, além das 360 horas necessárias para a elaboração da dissertação.

Duração: 24 meses

Situação: Inscrições encerradas